Noticias

Volver a Noticias

6 maneiras de ser um bom gestor

Deixar de ser empregado para ser dono da sua própria empresa não o converte automaticamente num bom gestor. Para ser um empresário eficiente e criar negócios rentáveis, um bom gerente deve desenvolver algumas qualidades específicas, para além de as colocar em prática continuamente. Não existe uma fórmula pronta para ser um excelente gestor, já que os negócios podem ser muito diferentes, bem como as situações vivenciadas por cada empresário. Para além de paixão por aquilo que se faz, podemos falar de alguns pontos relevantes para o desempenho dessa importante função.

  • Iniciativa: Para fomentar o crescimento de qualquer tipo de empresa, é imprescindível ter disposição para implementar mudanças e estar sempre engajado ao crescimento. Um empresário eficiente deve preocupar-se com os seus funcionários e também com tudo o que está a suceder à sua volta: tendências, movimentos dos concorrentes, etc.
  • Capacidade de delegar: É certo que um gestor tem que estar atento a tudo o que acontece no seu negócio, mas isso não quer dizer que tenha que se encarregar de tudo. Escolher as pessoas adequadas e confiar nelas para a realização de tarefas operacionais é uma forma de otimizar o tempo para dedicar-se à sua principal função: gerencias as ações.
  • Comunicação constante: O apoio da equipa é indispensável tanto em épocas complicadas como na bonança. Estabelecer uma comunicação direta e contínua, cumprimentar os funcionários, ouvir os seus conselhos e anseios é um sinal de fortaleza, para além de proporcionar ânimos a todos.
  • Controlar: Delegar funções não significa esquecer definitivamente da supervisão de projetos. Um gestor eficiente vistoria as ações, emite as suas opiniões e interfere no processo – quando for necessário – para encaminhar os resultados. Por mais confiável que seja a sua equipa, nunca deixe de supervisionar.
  • Motivação: Reconheça o bom trabalho da sua equipa. Um bom gestor cativa os seus funcionários e os contagia com a ilusão dos projetos empresariais. Aproxime-se das pessoas, incentive as ações positivas e as motive para atingir o triunfo. Quando se esforcem, recompense o bom trabalho de alguma forma.
  • Contínua aprendizagem: A aprendizagem constante é o alicerce do sucesso empresarial. Aprenda e especialize-se para desenvolver as características necessárias para ser um bom gestor.

Se estiver interessado em abrir um 100 Montaditos, o Grupo Restalia oferece-lhe um modelo de negócio comprovado, para além de proporcionar-lhe uma formação completa e colocar à sua disposição todos os meios para potenciar o desenvolvimento do seu negócio.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.