Noticias

Volver a Noticias

A arte de cortar presunto

Cortar presunto é uma arte. Tanto que os mestres cortadores de presunto afirmam que o seu delicioso sabor pode cambiar drasticamente se a peça cair nas mãos de pessoas inexperientes. Também reiteram que a chave consiste em contar com os instrumentos apropriados, além de praticar muito e conhecer alguns pequenos segredos que ajudam a superar a prova com sucesso.
O presunto é um dos protagonistas da ementa do 100 Montaditos, considerado por muitos clientes como o melhor franchising do mundo. Por nossa experiência em trabalhar com este produto muito famoso na Espanha e em Portugal, hoje ensinamos algumas lições sobre a valiosa arte de cortar presunto.
Para começar, colocamos adequadamente o presunto num suporte que ofereça uma boa fixação e que proporcione ao cortador a comodidade necessária para a realização do trabalho. A limpeza do presunto é o primeiro passo.  É necessário retirar uma parte do toucinho que cobre a peça. Mas atenção, se o consumo de toda a peça não for imediato, é aconselhável retirar somente a pele e o excesso de gordura da parte a ser consumida.
Depois de traçar uma linha imaginária de cerca de seis dedos debaixo da pata, realizamos um corte de meio centímetro de profundidade sobre a pele que estará a facilitar o processo de retirar a parte externa do presunto. As partes mais grossas da gordura serão guardadas para cobrir a peça e evitar o seu ressecamento.
Os primeiros cortes são realizados a partir de um osso visível que se encontram a uns cinco dedos debaixo da pata. Depois de fazer um corte em forma de «V», devem ser feitos cortes sucessivos em perpendicular à pata, com o cuidado de fazer fatias finas de diferentes partes da peça para experimentar todo o seu sabor. As partes mais suculentas são as fatias que têm um pouco de gordura infiltrada.
Num estabelecimento valorado como o melhor franchising do mundo – como o nosso – não faltam especialistas e os instrumentos adequados para cortar o presunto: faca de lâmina larga, faca de presunto, a faca para desossar  e o afiador. Assim que, se tudo isso lhe parecer muito complicado, não se preocupe. Na ementa do 100 Montaditos estará a encontrar montaditos de presunto e deliciosas tábuas de presunto serrano reserva para saborear esse delicioso alimento sem nenhum tipo de trabalho.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.